Da Redação
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), apoia as exibições do documentário Sá Rainha e os Capitães do Mar, do cineasta Igor Bastos. A apresentação da obra é uma realização do Ministério de Turismo, patrocinado pela Vale, através da Lei Federal de Cultura e Secretaria Especial de Cultura.
O filme será exibido nas Irmandades do Alto São Vicente, Interlagos e Dona Quita e Niterói, nesta quinta-feira (21/7), sábado (23/7) e 30 de julho, respectivamente. A participação na exibição é gratuita.
Experiência etno-religiosa brasileira, o documentário parte do ponto de vista da janela da avó do cineasta, buscando trazer de forma bucólica o registro de falas, experiências, cantos, lamentos e saberes do patrimônio imaterial do Reinado de Nossa Senhora do Rosário de Minas Gerais.
Igor Bastos explicou o objetivo da exibição do documentário nas irmandades.
— A ideia da apresentação do filme é questionar os expectadores sobre o que eles sentem e os motivam quando eles participam do Reinado. Acredito que isso esteja atrelado a fé. É isso que eu gostaria que as pessoas se atentassem quando assistirem a obra audiovisual — completou