Orgulho Divinopolitano homenageia blocos de carnaval da cidade
Da Redação
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Governo (Segov) – Diretoria de Comunicação, realizou nesta quinta-feira (24/2), no Centro Administrativo, mais uma edição da homenagem aos munícipes que se destacaram com o título de Orgulho Divinopolitano.
Por ocasião da data, marcada pelo feriado de Carnaval, foram homenageados os blocos de carnaval presentes no município. Os certificados foram entregues aos blocos Barteria, Bloco dos Caveiras, Bloco do Cléo, Bloco do Divino, Haja Amor, Levada Louca, Bloco do Samba e Bloco Uirapirô.
O certificado de Orgulho Divinopolitano desta edição foi concebido pelo Governo Municipal dando reconhecimento institucional para estes blocos carnavalescos que valorizam Divinópolis e representam a cultura da cidade com excelência em Minas Gerais e por todo o Brasil.
A vice-prefeita e secretária de Governo, Janete Aparecida, engrandeceu a trajetória de todos os blocos de Divinópolis.
— O pré-carnaval de Divinópolis começou a pouco tempo, mas a história de alguns com esse evento é de longa data. Estamos fazendo uma merecida e singela homenagem a vocês que fazem a diferença na história do nosso carnaval, que não deixaram o nosso carnaval morrer, mas fizeram o evento renascer novamente — destacou.
O prefeito Gleidson Azevedo, em sua fala, se mostrou saudoso e relembrou boas memórias de outros carnavais, além de expressar seu desejo de, no próximo ano, estarem todos de volta às ruas para festejar.
— Quem sabe outros blocos possam surgir e possamos fazer, no próximo ano, o melhor pré-carnaval da história de Divinópolis. Além de vocês trazerem orgulho, vocês trazem alegria, que é o que o povo merece — ressaltou.
A premiação
O primeiro bloco homenageado foi o Barteria, representado pelo idealizador e fundador Maurício Gonçalves Pinto (Maurício K-tispero). O Barteria foi um projeto criado com a intenção de ensinar pessoas interessadas no ritmo, a tocar instrumentos de escola de samba e, enfim, formar um bloco carnavalesco. O grupo tem como missão levar alegria e diversão às pessoas através da música, seja em forma de banda, bloco de rua ou projetos sociais.
O Bloco dos Caveiras foi o segundo homenageado da tarde e quem recebeu a premiação foi o fundador do bloco, Renato Mendes Dias. O Bloco dos Caveiras surgiu em 2018 com a ideia de trazer o rock aos tempos de Carnaval e, assim, abranger mais gostos e preferências da população. O projeto contempla também o bloco dos “Caveirinhas”, o qual é composto apenas por crianças e com reportório propriamente infantil.
A terceira homenagem foi feita ao Bloco do Cléo, que entregou ao fundador Cléo Dnar de Mesquita Júnior o certificado de Orgulho Divinopolitano. É um grupo que tem a família como principal público e, portanto, é extremamente acolhedor. Foi o grupo que trouxe o pré-carnaval de volta à cidade, depois de tantos anos sem esta comemoração.
O quarto bloco a ser homenageado foi o Bloco do Divino, representado pela coordenadora da escola de música Maria Teresa Mimoso. O bloco foi criado no final do ano de 2019. É formado pelos integrantes da Banda Municipal Teodosino Campos, professores e funcionários da escola e músicos convidados, sob regência do maestro da banda, Anderson Silva.
Durante a premiação, houve também um intervalo musical, com a presença da cantora Denise Gonzaga, que também interpretou o hino da cidade no início da cerimônia. A artista, que já foi homenageada com o título de orgulho divinopolitano, interpretou a música “Aquarela do Brasil”, de Ary Barroso. A apresentação animou todos os presentes e até mesmo a vice-prefeita e secretária de governo, Janete Aparecida, caiu no samba, juntamente com membros do bloco Uirapirô.
Logo após, o próximo bloco a ser homenageado foi o Haja Amor, que entregou a uma das fundadoras, Laís, o certificado. O Haja Amor é um bloco de carnaval com os moldes do carnaval de BH: com bateria aberta, em que a população é convidada a fazer parte do bloco e aprender a tocar um instrumento. Hoje conta com 172 integrantes.
O sexto homenageado foi o bloco Levada Louca, representado pelo seu idealizador Vinícius Melo. O bloco fundado em 2018 tem uma proposta diferente dos demais pois, trata-se de uma banda profissional em cima de um trio elétrico se apresentando para o público.
O Bloco do Samba também foi homenageado e quem recebeu a premiação foi a coordenadora Maria Catarina Labore. Maria, durante sua fala, relembrou a importância de um bloco com a ideia de difundir a cultura afro-brasileira e africana, valorizando cada vez mais o samba na cidade através dos tambores, da dança e dos ritmos variados.
A última homenagem do dia foi entregue ao bloco Uirapirô, através de seu idealizador Gê Lara. Originado do grupo vocal Uirapuru Canto Livre, que tem 22 anos de trajetória, o bloco existe de forma oficial desde 2017. Desde então, o Uirapirô participou de inúmeros carnavais e eventos de rua da cidade e ficou conhecido como o bloco que “concentra mas não sai”, devido a sua abrangência de público e participantes, de todas as idades.
Criado em 2019, o Bloco do Cipó tem a igualdade e a inclusão social como seus principais lemas, já que, conforme lembram os idealizadores do bloco, todos devem ser tratados de forma respeitosa e igualitária. O Bloco também foi convidado para receber o certificado de orgulho divinopolitano, mas não pode enviar um representante para receber a homenagem.
Ao final da solenidade, Denise Gonzaga apresentou a canção “O Que É? O Que É?”, do cantor e compositor Gonzaguinha.
Acesse nossa Galeria de Fotos do evento através deste link https://bityli.com/zgpua .