Da Redação
A Prefeitura de Divinópolis, por meio por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Segurança Pública e Mobilidade Urbana (Settrans) – Defesa Civil, informa que, através do monitoramento das cheias do Rio Itapecerica, realizado às 13h desta terça-feira (4/1), foi verificado que ele se encontra com 88 cm acima do volume normal, com bom escoamento da água.
Na leitura das réguas de medicação, realizada às 6h40, a marca estava em 94 cm. Às 9h a marca estava oscilando entre 92 e 94 cm, mantendo a estabilidade. Às 11h a marca caiu para 90 cm e caiu para 88 cm, o que demonstra tendência a abaixar.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Jonas Mileib, mesmo com as chuvas dos últimos dias, não foi verificado grandes impactos na cidade. “Estamos recebendo informações sobre deslizamento de terra, em algumas poucas residências e algumas vias públicas, mas são pedidos pontuais e sem graves danos”, informou.
O setor de Defesa Civil de Itapecerica, cidade que se encontra a cabeceira do Rio Itapecerica, informa que não houve chuva hoje na cidade e a água que estava represada já baixou. As informações sobre chuva nesta cidade são de grande importância para o monitoramento do rio em Divinópolis.
A situação está em alerta amarelo, o que significa que o monitoramento continua e que todos devem ficar atentos e tomem medidas de autoproteção.
Dicas de autoproteção
– Em relação às encostas, evite cortar árvores e suprimir a vegetação.
– Não faça aterros sem a devida compactação do solo e orientação técnica.
– Não descarte lixo na rua, especialmente em bueiros, córregos e rios.
– Limpe calhas e telhado para evitar entupimento.
– Retire o lixo de casa e entregue-o para coleta.
Durante tempestades
– Evite lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios (pequenas construções não protegidas, tais como tendas ou barracas, veículos sem capota como tratores, motocicletas ou bicicletas).
– Evite estacionar próximo a árvores ou linhas de energia elétrica.
– Evite ficar próximo de estruturas altas como torres de energia elétrica e de linhas telefônicas.
– Não permaneça em áreas abertas como campos de futebol, quadras de tênis e estacionamentos.
– Não fique no alto de morros ou topo de prédios.
– Não se aproxime de cercas de arame, varais metálicos, linhas de alta tensão e trilhos.
– Nunca se abrigue debaixo de árvores isoladas.
Outra recomendação é, durante chuva forte, não atravessar enxurradas nem trafegar em ruas sujeitas a alagamento ou próximas a córregos, pois o nível pode mudar rapidamente e provocar transbordamento.
A Defesa Civil informa que está alerta e pronta para fornecer apoio necessário e acessível para manter a segurança pública. Ante qualquer sinal de perigo, chame a Coordenadoria a (37) 98825-2279 ou o Corpo de Bombeiros Militar a 193.
O setor de Defesa Civil de Itapecerica, cidade que se encontra a cabeceira do Rio Itapecerica, informa que não houve chuva hoje na cidade e a água que estava represada já baixou. As informações sobre chuva nesta cidade são de grande importância para o monitoramento do rio em Divinópolis.