Projeto “Final Feliz” é oficializado para facilitar tratamento de mulheres vítimas do Câncer de Mama

0

Da Redação

Na tarde desta sexta-feira (1/10), a Prefeitura de Divinópolis, em conjunto com a Câmara Municipal, Complexo de Saúde São João de Deus (CSSJD) e Associação de Combate ao Câncer do Centro-Oeste de Minas (Acccom), assinou o convênio que oficializa o projeto “Final Feliz – Reconstruindo dignidade”, em cerimônia realizada no auditório do Hospital São João de Deus.

O programa, idealizado pelo gerente de relacionamento do CSSJD, Amarildo de Sousa, tem como principal objetivo acolher mulheres que foram acometidas pelo câncer de mama e que precisam de cirurgia reconstrutora de mamas através do Sistema Único de Saúde (SUS) na região Centro-Oeste de Minas, uma vez que as cirurgias eletivas estão sendo retomadas após a suspensão devido à pandemia de covid-19.

A partir deste projeto, as instituições parceiras facilitarão o acesso das pacientes em tratamento, reduzindo o tempo de espera de cirurgia, resguardando a autoestima e o bem-estar da mulher vítima do câncer. Os procedimentos cirúrgicos começarão ainda neste mês.

A apresentação do projeto abre o mês de outubro, que é marcado pelas campanhas de conscientização para os riscos, diagnóstico e tratamento do câncer de mama através do Outubro Rosa.

O prefeito Gleidson Azevedo, reforçou que o projeto é um grande marco para esta gestão e destacou as parcerias com entidades.

— De todas as assinaturas de documento, esta foi a mais importante até agora nessa gestão. Esse projeto não é um custo para a Prefeitura e sim uma forma de dar dignidade pra estas mulheres que tiveram uma longa caminhada entre o diagnóstico, o tratamento, e agora com a cirurgia de reparação. Agradecemos a todos que participaram e que fazem acontecer essas parcerias que só tem como objetivo final dar resultados à população através dos investimentos do SUS — completou.

A vice-prefeita e secretária de Governo, Janete Aparecida, ressaltou sobre a dignidade das mulheres acometidas pelo câncer.

— A mulher tem uma história de vida através do seio, desde o começo da vida pela amamentação, com o papel de mãe, se for o caso. Desta forma, nós, em parceria, estaremos dando direito dignidade a estas pessoas que tiveram que perder o seio em favor da vida, e que inclusive são discriminadas em decorrência do câncer, dando um tratamento digno e humanizado, pela Acccom, pelo Hospital São João de Deus, pelo acompanhamento de nossas profissionais —  finalizou.

O secretário Municipal de Saúde, Alan Rodrigo da Silva, agradeceu a parceria das instituições em desenvolver o projeto.

— Agradecemos a Acccom e ao Complexo de Saúde São João de Deus por contribuir, zelar e dar valor a vida destas pessoas acometidas pelo câncer. A Semusa, como uma eterna parceira dos hospitais, agradece todo o empenho em garantir o bem-estar e a saúde da população divinopolitana — congratulou.

Na solenidade, estiveram presentes ainda os vereadores Ademir, Edsom Sousa, Flávio Marra, Hilton de Aguiar, Lohanna França, Ney Burguer e Zé Bráz; e também William Guimarães Madeira, presidente do Conselho Curador Fundação Geraldo Corrêa; Igor Fernando Oliveira, gerente-geral da Associação de Combate ao Câncer do Centro-Oeste de Minas (Acccom), André Valer do São João de Deus, assessor especial do Governo, Fernando Henrique e demais convidados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *