Familiares, amigos, funcionários e misses se despedem de José Alonso
Da Redação
Familiares, amigos, funcionários, jornalistas, misses, políticos e empresários se despediram do fundador e ex-presidente do Estrela do Oeste Clube (EOC), José Alonso Dias. Respeitando os protocolos de segurança como álcool em gel, máscara e distanciamento, o velório foi realizado nesta sexta-feira (20/08), na Sede Urbana no Palácio de Esportes e Cultura, que leva seu nome. O sepultamento foi no Parque da Serra.
José Alonso morreu na manhã desta sexta-feira em Belo Horizonte. Há 10 dias estava internado no Hospital Felício Roxo na capital mineira para tratar de complicações no fígado.
Funcionário a 38 anos do Estrela, Antônio Paulino, afirma ter enorme gratidão por José Alonso. — Trabalhava em um sítio, ele me trouxe para o Estrela. Acompanhei toda a trajetória dele e só tenho somente agradecer o que ele fez por todos nós funcionários — destacou.
A jornalista Valquíria Souza relembrou a contribuição de José Alonso para Divinópolis.
— Quem convive com José Alonso Dias certamente já percebeu que ele é todo coração e não por acaso deixou seu nome bem marcado na história dessa Cidade do Divino. Grande incentivador da cultura local, do esporte e da valorização das mulheres — afirmou.
O ex-prefeito de Divinópolis, Galileu Machado, destacou o legado para a cidade.
— Não há como contar a história de Divinópolis sem contar também a história de José Alonso. Elas estão fundidas, um amor verdadeiro e recíproco de um com o outro. A falta que ele fará para nossa cidade é tão grande quanto o legado que ele deixa — disse.
O ex-deputado federal, Jaime Martins, afirmou que Zé Alonso foi um empresário de Divinópolis.
— Dono da concessionária Honda veículos, Ford veículos e Honda motos. Foi fundador do Estrela do Oeste Clube e idealizador de eventos importantes como o Miss aqui na cidade. Na última gestão municipal, ocupou o cargo de secretário de desenvolvimento econômico. Vá em paz, José Alonso. Sua passagem por esta vida está registrada na história de Divinópolis — ressaltou.
Em mensagem numa rede social, a Miss Brasil 1999 e apresentadora do Terceiro Tempo da TV Band, Renata Fan, disse que perdeu o segundo pai.
— Perdi um grande amigo, meu segundo pai. Um ser humano infinito. Quando estava no fim da faculdade de direito disse: pode ter a faculdade que você será uma grande comunicadora da TV. Não acreditei — relembrou.
Também em mensagem, Débora Moura Lyra, Miss Brasil 2010, afirmou que José Alonso, acreditou no seu sonho.
— O maior anjo da minha vida, meu ex-empresário, amigo e segundo pai. Aquele que acreditou no meu sonho de ser Miss Brasil e o tornou realidade — disse.
Rayanne Morais, Miss Minas Gerais 2009, também enviou mensagem.
— Me faltam palavras. O meu coração se rasga com sua partida. Graças a ele tudo foi possível — afirmou.
O atual presidente do Estrela, Wander de Sousa, reconheceu José Alonso como um grande incentivo para o desenvolvimento da cidade.
— Ajudou na construção da cidade com seus eventos, empreendimentos e o incentivo ao esporte. Daqui do Estrela foram revelados vários atletas em todas as modalidades. Divinópolis perdeu uma grande personalidade que gostava da cidade — ressaltou.
Trajetória
Filho de Alonso da Cunha Dias e Castorina de Sousa Dias, nascido em Divinópolis, em junho de 1944. Grande incentivador da cultura local, do esporte e da valorização das mulheres.
Cursou direito, pós-graduado em Direito Público pela Fadom. Ainda menino, ele idealizou o Estrela do Oeste Clube, cuja placa de inauguração datada de 1954.
Transformou o Estrela em referência esportiva em Minas Gerais. Com uma estrutura de piscinas, semiolímpica e para lazer, academia, sala de dança, boate, quadras esportivas, sauna, ginásio poliesportivo, salão nobre para festas e área para lazer. Também modernizou o Centro Campestre, com estrutura para a prática da peteca, tênis, natação, futebol soçaite e salão, sinuca, tênis de mesa e espaço para realização de eventos sociais.
José Alonso deixa esposa Maria Luísa Carvalho Ferreira Dias. Tinham três filhos Leonardo Ferreira Dias, Clarissa Ferreira Dias e Ana Cristina Ferreira Dias. Os netos Ana Luisa, Matheus e Bernardo Alonso.
José Alonso Dias ficou conhecido nacionalmente como o Mago das Misses, e Divinópolis como a Fábrica de Misses. Realizou eventos e concursos importantes: Miss Minas Gerais, Miss Divinópolis, Miss Terra Minas Gerais e Miss Terra Brasil. Nomes como Natália Guimarães (Miss Brasil 2007 e vice Miss Universo), Renata Fan (Miss Brasil 1999), Débora Lyra (Miss Brasil 2010), Rayanne Morais (Miss Minas Gerais 2008) e Larissa Ramos (Miss Earth 2009 nas Filipinas) foram revelados por ele.
José Alonso Dias também foi secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico de 2017 a 2020 no Governo do prefeito Galileu Machado.