Da Redação

Nesta quinta-feira, 19, a Prefeitura de Divinópolis, representada pela vice-prefeita e secretária de Governo, Janete Aparecida; e pelo secretário Municipal de Operações, Serviços Urbanos e Agronegócios, Gustavo Mendes, realizou um encontro com representantes da Cooperativa da Agricultura Familiar de Divinópolis e Região (Cooprafad) para tratar de assuntos referentes à zona rural do município.

O principal assunto pautado na reunião foi o levantamento de estratégias para a regularização do comprimento e largura das estradas rurais, especialmente as não-pavimentadas, pois não há delimitação definida devido a divergências com cerceamento de lotes por conta de proprietários. A regularização evita possíveis problemas relativos à execução de serviços de manutenção das vias na zona rural, realizada pela Secretaria Municipal de Agronegócios (Semag).

Outro assunto discutido no encontro foi a retomada do Conselho Rural, com o objetivo de aproximar a Administração Municipal da população, articulando políticas de desenvolvimento da zona rural do município, como o abastecimento de energia e água nas comunidades, serviços de manutenção, e outros assuntos relacionados ao agronegócio.

A vice-prefeita e secretária de Governo, Janete Aparecida, ressaltou a importância do conselho para o desenvolvimento.

— A intenção de retomar o conselho e, posteriormente, dar continuidade, é uma medida de gestão pública, independente do governo, pois a população estará ativa para cobrar demandas do meio rural para a Prefeitura — completou.

Também foram levantadas alternativas para a valorização da Agricultura Familiar no município, como exposições, feiras de empreendedorismo rural, além de estudos para um Centro de Distribuição para atender produtores e consumidores.

José Alves Branquinho, presidente da Cooprafad, agradeceu o diálogo com a Administração Municipal e vê a união com bons olhos.

— Após essa reunião, acredito que a relação entre a Prefeitura com a Cooperativa melhore bastante, através da nova abordagem da gestão em relação ao agronegócio e pelos projetos levantados para trazer benefícios para a população — concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *