Da Redação
Uma das primeiras atribuições do conselho é elaborar o seu regimento interno nos próximos 90 dias. Também precisa acompanhar a elaboração, implementação e revisão do plano de manejo da unidade de conservação garantindo o caráter participativo.
Dentre outras atribuições, é preciso buscar a integração da unidade de conservação com as demais unidades e espaços territoriais especialmente protegidos e com seu entorno. Propor diretrizes e ações para compatibilizar, integrar e otimizar a relação com a população do entorno ou do interior da unidade.
De acordo com o decreto, o presidente do Conselho Gestor é o secretário municipal de Meio Ambiente e Políticas de Mobilidade Urbana, Ezequiel Cilas Rodrigues; representando a Diretoria de Políticas Urbanas ficou como titular Délcio Marques do Carmo Júnior e o suplente Willian de Araújo. Pela Diretoria de Meio Ambiente está nomeado Henrique Guimarães Rodrigues e o suplente Francisco de Faria Campos Júnior.
Os representantes do Conselho Municipal de Conservação e Defesa do Meio Ambiente (Codema) são: Adriano Guimarães Parreira como titular e o suplente Ivan Geraldo Borges. Pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) foram nomeados João Martins de Resende Melo como titular e o suplente Giovanardi Marcos Alves.
Ainda fazem parte do conselho: representante dos proprietários de imóveis localizados no entorno da ARIE Mata do Noé: Francis Vanine de Andrade Reis e Diego Francisco Ribeiro. Pelo o Instituto Estadual de Florestas (IEF) estão nomeados Sotero José Greco Guimarães e Luciana Fátima de Rezende Oliveira.