Da Redação

Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Segurança Pública (Settrans), é o primeiro município de Minas Gerais a oferecer o Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) de infração de trânsito através do programa do Governo Federal.

Os usuários que forem autuados por infração de trânsito podem optar por receber as notificações pelo SNE, dispensando o envio das notificações de papel. Quem optar pelo uso do sistema, deverá baixar o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito e aderir ao SNE.

Com isso o condutor e o proprietário de veículos passarão a receber as notificações de Divinópolis digitalmente no aparelho celular, podendo optar em reconhecer o cometimento da infração e receber o desconto de 40% do valor da multa, desistindo de apresentar a defesa prévia e o recurso da multa.

O usuário também pode indicar o condutor infrator pelo mesmo sistema, caso o proprietário do veículo não seja o responsável pela infração.

— A tecnologia vem tornando a vida das pessoas mais prática e ágil e, pensando nisto, a Settrans, mantendo o objetivo de tornar digital todos os seus serviços à população, aderiu ao SNE, proporcionando comodidade, segurança e economia aos usuários do trânsito da cidade — disse o secretário de Trânsito, Lucas Estevam.

Segundo o diretor de Trânsito, Victor Moreira, a inovação é uma facilidade para os condutores e proprietários de veículos que poderão agilizar o processo de regularização de infrações de trânsito que vierem a cometer, além da possibilidade do pagamento da multa com desconto.

Quem preferir não aderir ao SNE, continuará recebendo as notificações impressas nos endereços de cadastro dos veículos. Para acessar e se cadastrar no SNE, o interessado deverá baixar ou atualizar o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito – CDT nas plataformas App Store e Google Play. Após aderir à notificação pelo SNE, o proprietário deixará de receber as notificações de autuação em papel em até 45 dias.

De acordo com o Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO), em breve o aplicativo também disponibilizará a possibilidade de apresentar a defesa prévia e recurso digitais, sem o desconto de 40%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *