Missa Conga será realizada de forma virtual neste domingo
Da Redação
A tradicional celebração da Missa Conga acontecerá no próximo domingo,16, às 13h30. Diante da necessidade de se evitar aglomerações, a missa não terá a presença de fiéis no Santuário de Santo Antônio, sendo limitada a presença de organizadores e representantes das irmandades.
A população poderá acompanhar a missa de forma online pelas redes sociais da Prefeitura ou ainda pela página da associação CongaDiv (https://www.facebook.com/congadiv/ ). A missa também contará com transmissão da TV Candidés, através do canal 13.
Antes da celebração, na manhã do dia 16, ocorrerá carreata pela cidade, passando pelas capelas das irmandades. A missa será celebrada pelo frei Leonardo Lucas Pereira. O evento conta com o apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura, e da Câmara Municipal de Vereadores.
História
A Missa Conga é uma celebração dedicada à Nossa Senhora de Rosário que marca o sincretismo religioso entre a Igreja Católica e as manifestações afro-brasileiras. O evento, realizado desde 1977 no município, no terceiro domingo de maio, próximo ao dia 13, marca a assinatura da Lei Áurea, que aboliu a escravatura em todo o Brasil em 1888. Em Divinópolis, a missa é oficializada pela Lei Nº 8.312/2017.
Arnaldo Júnior, congadeiro e presidente da CongaDiv, comenta sobre a importância da celebração no município.
— A festa reconhece o pioneirismo da cidade, dos fiéis e dos franciscanos neste movimento de valorização e inculturação do Reinado junto a Igreja Católica, mas, principalmente, abrindo o ciclo do Rosário, período onde se iniciam as Festas de Reinado em Divinópolis, que se estenderão até o final do mês de outubro. É importante destacar que a Missa Conga é a celebração de uma Missa Católica com elementos da religiosidade popular afro-brasileira, apesar de haver algumas representações durante o evento — destaca.