Da Redação
A Secretaria Municipal de Educação (Semed), esclarece sobre as alterações necessárias no funcionamento das aulas oferecidas na rede municipal de educação.
Após a publicação do Decreto n° 14.263/2021, que classificou o município na Onda Roxa do Plano Minas Consciente e decretou férias coletivas aos servidores públicos municipais, inclusive à serviço na Educação, a Semed foi questionada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Educação Municipal do Município de Divinópolis (SINTEMMD) e pela população, sobre a continuidade das aulas, mesmo que remotamente, quais alterações serão necessárias acerca do calendário escolar e também sobre o transtorno e prejuízo aos servidores.
Em resposta ao sindicato, a secretaria pontuou quais as impossibilidades para formatar um modelo que permitisse a continuidade da oferta do ensino de forma remota, incluindo as equipes de apoio e acesso universal pelos usuários da educação pública municipal.
Na próxima segunda-feira (29/03), o ensino remoto já será realidade no município e logo será divulgado seu funcionamento. A medida emergencial considerou, principalmente, a preservação da vida no sentido de diminuir a circulação de pessoas e, consequentemente, da propagação do coronavírus.
Além disso, a Semed ressaltou sobre a importância de um diálogo no futuro, para criação de uma proposta que atenda às necessidades dos educandos e favoreça o funcionamento contínuo da educação municipal.
Em resposta, o sindicato apoiou a análise e construção conjunta do Sistema Municipal de Ensino, em formatos possíveis de oferta da educação pública, e também se posiciona favorável ao distanciamento social e ao ensino remoto neste período de pandemia, reconhecendo que neste momento o ensino presencial, ideal, não é possível, reforçando o espírito colaborativo de efetivar o ensino remoto com qualidade e de forma segura para todos.
Com o intuito de auxiliar a população, a Semed segue fazendo uma administração aberta ao diálogo e buscando sempre oferecer o melhor possível aos educandos e trabalhadores da educação pública municipal. Para tanto, a secretaria disponibilizou aos interessados, o contato do gabinete onde, via WhatsApp, puderam encaminhar suas dúvidas, que foram respondidas pela secretária através de um vídeo, que pode ser acessado através do link https://drive.google.com/file/d/1RfaSE-SoMdUsvOvatoHvtQDp3eNzl85k/view?usp=sharing