Da Redação

A Linha de Cuidados ao paciente com Acidente Vascular Cerebral (AVC) busca proporcionar um tratamento integral ao paciente, com o objetivo de reduzir a mortalidade associada à doença, bem como as demais consequências geradas por ela como o afastamento do trabalho, perca dos movimentos, entre outras situações.

De acordo com o Ministério da Saúde, o AVC (popularmente conhecido como “derrame”) é a segunda causa de mortes no Brasil e a primeira causa de incapacidade. São aproximadamente 100 mil óbitos por ano em função da doença.

A Linha de Cuidados ao paciente com AVC foi criada no fim de 2019 pelo Ministério da Saúde, buscando ao mesmo tempo orientar a população sobre os hábitos de prevenção à doença e reforçar a importância de um atendimento rápido e qualificado pelos profissionais de saúde.

O serviço chega para revolucionar o atendimento a esses pacientes, já que o serviço não existia em nossa região. Localizada no setor seis do Complexo de Saúde São João de Deus (CSSJD), a unidade será do tipo III, dispondo de 10 leitos, seguindo os critérios previstos pelo Ministério da Saúde. A unidade de Divinópolis dará o apoio à outra unidade tipo I, localizada em Itaúna.

Com uma equipe altamente capacitada, composta por neurologistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e enfermeiros, a unidade está preparada para atender o paciente de forma precisa e no menor tempo possível após a ocorrência do AVC, seguindo todos os protocolos de atendimento. Com agilidade, dentro da janela de tratamento (que é de 4h30min), as chances de complicações clínicas e infecções são menores, contribuindo para a melhora na evolução do paciente e reduzindo o tempo de internação dele no hospital.

Inauguração

Dentro deste contexto, o Complexo de Saúde São João de Deus realiza nesta quinta-feira, dia 11, às 10h, a solenidade de inauguração da Unidade de Acidente Vascular Cerebral – U-AVC do CSSJD.

O evento será realizado no auditório da instituição para um número limitado de convidados, seguindo todas as normas de prevenção à covid-19.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *